terça-feira, 7 de setembro de 2010

LABRE Representa IARU-2 no PCC.II (CITEL)

Na XV Reunião do PCC.II - Permanent Consultative Committee II da CITEL - Comitê Interamericano de Telecomunicações da OEA - Organização dos Estados Americanos e que se realizou em Fortaleza, CE entre 30 de agosto a 3 de setembro de 2010, a LABRE representou a IARU - Região 2. Dentro da mesma reunião do PCC.II, também houve um Workshop sobre gerenciamentação e propostas sobre Radio Regulamentação da ITU. 
A IARU esteve representada no evento pelos radioamadores Roberto Pereira (Beto), PT7YV, vice-presidente da LABRE Nacional representado a IARU-Região 2 e Dario, HP1DJ, do Panamá representado a IARU-Região 1.
A reunião foi dividida em 6 grupos de trabalho distribuídos nos seguintes temas:
  1. Working Group on Preparation for Regional and World Radiocommunication Conferences. 
  2. Working Group on Terrestrial Fixed and Mobile Radiocommunication Services.
  3. Working Group on Satellite Systems to Provide Fixed and Mobile Services.
  4. Working Group on Broadcasting.
  5. Rapporteur Group on the Technical and Regulatory Aspects Related to the Effects of Electromagnetic Non-ionizing Emissions. 
  6. Ad Hoc Group on the Strategic Plan of PCC.II. 
Os representantes da IARU participaram dos grupos 1 e 4, nos quais havia questões relacionadas à ocupação do espectro e redistribuição de segmentos entre serviços diversos seriam discutidos e encaminhados para a WRC - World Radiocommunication Conferences.

Uma visão geral dos órgãos internacionais sobre o radioamadorismo é que somos de fundamental importância. Segundo vários Órgãos Regulamentadores em Telecomunicações - espécie de ANATAL de vários países presentes, nossa capacidade de reagir e estabelecer comunicação em situações de emergência nos concede um papel estratégico fundamental para o futuro das telecomunicações. Particularmente os representantes do Canadá e os EUA tinham uma visão muito clara da importância de preservar nosso espectro. Na abertura do evento, o Beto    PT7YV teve a oportunidade de almoçar com o Ronaldo Sardenberg,  Presidente  da  ANATEL,  e Maximiliano Martinhão, Gerente Geral da ANATEL.

"Foi uma excelente oportunidade para discutir assuntos importantes sobre o radioamadorismo nacional" disse Beto. Um dos compromissos firmados entre a LABRE e ANATEL foi fazer o alinhamento da banda de 30m brasileira com o resto do mundo. Atualmente nosso seguimento nesta banda é 10.138 - 10.150kHz, enquanto o resto do mundo é entre 10.100 - 10.150kHz.


Fonte: DXBrasil.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário