segunda-feira, 21 de junho de 2010

Atividades Solares serão devastadoras em 2013, dizem cientistas

Cientistas da NASA e de vários outros órgãos governamentais reuniram-se para analisarem as atividades solares que estão para acontecer nos próximos anos e concluíram que até 2013 as atividades solares serão intensas provocando vários problemas nas comunicações na Terra.

Richard Fisher, chefe da divisão Heliofisica da NASA explica tudo sobre este importante acontecimento:

"O sol esta acordando de um sono profundo e nos próximos anos esperamos muita atividade solar. Com muitas possibilidades de acompanhamento através de satélites nós temos a possibilidade de medir as intensidades das explosões solares e calcularmos o aumento e a diminuição de suas atividades."

A Academia Nacional de Ciências vem observando o Sol e suas explosões a muitos anos e a dois anos lançou o relatório "Severe Space Weather Events-Impactos sociais e econômicos." Com esse relatório nós observamos que as pessoas do século 21 dependem de vários sistemas com alta tecnologia para o básico de sua vida cotidiana como: energias inteligentes, navegação por GPS, Viagens Aéreas, serviços financeiros de comunicações via Radio.

Essa tecnologia toda poderá ser afetada com tanta atividade solar intensa e a Academia Nacional de Ciências alerta que nunca ocorreu um fenômeno desta forma com o Sol e que essas atividades solares intensas poderão causar danos vinte vezes maiores que os danos causados pelo furacão Katrina.

Esses danos podem ser evitados com previsões antecipadas que garantiriam uma rápida solução de alguns problemas como: Programar os satélites em modo seguro, para que os mesmos não sofram com a atividade solar, desligar os painéis solares em determinadas orbitas, para evitar o carregamento excessivo de suas baterias, entre outras precauções.

Thomas Bogman, diretor do Space NOAA Weather Prediction Center, em Boulder, Colorado diz que a previsão de manchas e explosões solares com antecedência ainda esta no seu inicio mas garante que com a união da NASA e a NOAA através do satélite de pesquisas heliophysics nos fornece informações de minuto em minuto e nos garantem previsões ainda mais precisas.



Entre os dezenas de satélites lançados pela NASA destacam-se em especial os satélites STEREO, SDO, ACE.

STEREO (Solar Terrestrial Relations Observatory) é um grupo de satélites geo estacionados em lados opostos do Sol proporcionando 90% de visão do astro. No passado os pesquisadores não possuíam tecnologia para observar as manchas solares e estas manchas poderiam se esconder e ficariam invisível observando-se da Terra. Com os satélites STEREO é possível observar praticamente toda a atividade solar.

SDO (Solar Dynamics Observatory) é o mais recente grupo de satélites de observação solar lançados pela NASA. Esses satélites foram lançados em fevereiro de 2010 e observam e fotografam em alta resolução as atividades solares. Os pesquisadores agora podem estudar as erupções e explosões solares com maior qualidade e desta forma aprenderem mais sobre as manchas solares e seus efeitos na Terra. Os satélites SDO também monitoram a saída de raios UV em direção a Terra.

ACE (Advanced Composition Explorer) e o satélite favorito dos pesquisadores da NASA e lançado em 1997. "É um satélite muito velho. Já está ultrapassado mas onde estaríamos sem ele?" -  disse Thomas Bogdan. Com o ACE nós monitoramos o vento Solar e também suas rajadas vindas para a Terra e as tempestades de radiação com 30 minutos de antecedência. O ACE ainda é o nosso melhor sistema para previsão de tempestades solares e permite-nos a comunicar com todos os controladores dos satélites e avisar as autoridades com antecedência.

O ano de 2010 marca o 4º ano consecutivo que os políticos, investigadores, legisladores, cientistas e jornalistas se reuniram em Washington para compartilharem idéias sobre o clima espacial. Este ano os organizadores do fórum pretendem focar o assunto sobre a proteção das infra estruturas climáticas. O objetivo final será melhorar a capacidade da sociedade em preparar, mitigar e responder aos eventos meteorológicos potencialmente devastadores vindos do espaço.

"Acredito que estamos no limiar de uma nova era em que o clima espacial pode ser tão influente na nossa vida diária como o clima terrestre normal." Fisher conclui. "Nós levamos isso muito a sério."



 

Para obter mais informações sobre o encontro, visite o Space Weather Enterprise Forum na página abaixo:

http://www.nswp.gov/swef/swef_2010.html
Informação de PY4MAB Maurício


2 comentários:

  1. Seria melhor voce rever essa informação..Ok

    ResponderExcluir
  2. Apesar de isto ter sido publicado em 2010, a NASA ainda mantém o alerta. Veja em:
    http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2191936/Government-adviser-fight-save-Earth-devastating-solar-storms-expected-knock-National-Grid-2013.html

    ResponderExcluir