quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

E-mail malcriado de um vendedor de homeplugs (PLC)

O vendedor Macário Luciano, que possui um página no Youtube anunciando seus homeplugs (dispositivos de se montar uma rede local de computadores via rede elétrica), anuncia falsamente e executando um teste sem caráter técnico que PLC (Internet pela rede elétrica) não interfere nas comunicações de Rádio.

Já é sabido que o PLC interfere em  comunicações de Rádio tanto que já foi barrado em países como o Estados Unidos, pela ARRL (a associação de radioamadores norte-americana). O leitor pode procurar neste blog os artigos técnicos da British Broadcast Corporation (BBC) mostrando a interferência prejudicial do PLC nas comunicações como exemplo de mais uma grande entidade preocupada com a interferência nas comunicações.

Escrevi ao vendedor dizendo que seu teste não provava que seu produto de PLC não interferia em comunicações de Rádio porque seu teste foi efetuado na faixa de broadcast de FM. Sabe-se que a interferência PLC é encontrada na faixa de HF (3-30MHz). O vendedor me respondeu da seguinte forma:


macarioluciano postou um comentário no seu perfil:
Pra começo de conversa, NÃO ESTOU FORA DA LEI !

2º O PRODUTO É HOMOLOGADO PELA ANATEL, ASSITA VÍDEO..

3º É UM PRODUTO CASEIRO E NÃO OUTDOOR, QUE É OUTRA TECNOLOGIA.

4º ESTOU POUCO ME LIXANDO PARA QUEM COMPRA RÁDIO AMADOR NO PARAGUAI E NÃO SABE NEM DO QUE RECLAMA. 

Frente a todos os desastres naturais que vem acontecendo atualmente no Brasil e no mundo, mais uma vez fica provada a importância das comunicações de rádio nas situações de emergência. A atitude do Sr. Luciano é, sem dúvida nenhuma, nada polida. Eu espero que ele nunca se encontre em uma situação de emergência porque talvez as comunicações de rádio, que ele está ajudando a prejudicar, podem não funcionar devido a sua propria ação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário