segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Calmaria Solar

O Sol tem se mantido em uma grande calmaria, com uma queda acentuada no número de manchas solares nos últimos dois anos - possivelmente anunciando o início de uma era de baixa atividade solar. Esta era de baixa atividade solar poderia levar a um período de temperaturas baixas no planeta Terra. Durante o milênio passado, quando o Sol apresentava longos períodos de baixos números de manchas solares, a Terra tinha igualmente, longos períodos de baixas temperaturas.

"Este é período de mais baixa atividade solar em quase um século", disse o cientista da NASA, Dr. David Hathaway.

"Desde a era espacial que começou em 1950, a atividade solar tem sido geralmente alta. Os cinco dos mais intensos ciclos solares registrados aconteceram nos últimos 50 anos. Nós apenas não estamos habituados a esta profunda calmaria solar" – acrescenta Dr. Hathaway.

As manchas solares causam atividade solar, tais como erupções solares e ejeções de massa coronal. A radiação emitida, que pode interferir com o campo magnético da Terra e a ionosfera, começa a ser creditada como a responsável por mudanças climáticas no nosso planeta.

Neste ano, já passaram mais de 200 dias sem manchas solares e os cientistas esperam que a contagem chegue a 290 no final do ano. No ano passado foram 266 dias sem manchas solares. O ano de 2008 teve o segundo maior número de dias sem manchas solares, ficando atrás somente do ano de 1913, quando passaram-se 311 dias sem manchas solares.

As manchas solares aparecem e desaparecem em ciclos regulares de 11 anos. Desta forma, a calmaria solar já era esperada. O que é inesperada é a duração desta calmaria. Alguns cientistas acreditam que pode ser o começo de um longo período em que todo o ciclo está reduzido, como aconteceu várias vezes durante o milênio passado.

A redução mais famosa de atividade solar é conhecido como o Mínimo de Maunder (1645-1715). Neste período as manchas solares quase desapareceram por 70 anos. Neste período a Terra passou por um período de temperaturas muito baixas, conhecido como “Pequena Era do Gelo”.

''As pessoas estão pensando sobre se nós estamos indo para outro Mínimo de Maunder ou não,'' disse o Dr. Iver Cairns, do Deparatamento de Física da Universidade de Sydney.


Para o Dr. Cairns os ciclos de atividades solar não são totalmente compreendidos e também não se sabe completamente como estes ciclos afetam o clima da Terra: "O que alguns cientistas pensam é que partículas expelidas pelo Sol, ao entrar na magnetosfera da Terra e também ao penetrar na camada de ozônio, alteram a composição química dessa camada. Isso muda a química de outras camadas da atmosfera, provocando ventos e mudanças de temperatura."


Fonte:
The Sydney Morning Herald , Traduzido por PY3IT André



Nenhum comentário:

Postar um comentário