segunda-feira, 9 de março de 2009

IV ENCOSUL DX

Programação do IV ENCOSUL DX, que será realizado nos dias 27 e 28 de Junho em Porto Alegre. Desta vez o evento será organizado pelo Rádio Clube da SOGIPA.

Maiores informações pelo e-mail lise@sogipa.com.



TEMA

PALESTRANTE

TEMA

Técnicas para DX com 100W e dipolos

PY3SB


Como o radioamador pode tirar o melhor proveito de sua estação tendo uma configuração simples. Serão apresentadas técnicas para melhorar o desempenho na recepção e táticas para furar os pile-ups

DX em bandas baixas 160, 80 e 40m

PY3PR

PY3CEJ

Quais as melhores antenas para fazer DX nestas bandas, para quem mora em lotes urbanos; desempenho de cada modelo e como aumentar seus “ouvidos” com antenas de recepção.

Técnicas para ficar acordado 48h

PY3IOD

Algumas Técnicas serão abordadas por este médico para se ficar o maior tempo possível acordado como exercícios pré e durante o conteste, alimentação e ingestão de líquidos.

Ondas Eletromagnéticas e o Fenômeno da Propagação

PY3OPP

Este físico nos trará seus conhecimentos profissionais para esclarecer didaticamente como se dão as ondas eletromagnéticas e uma interação com as camadas da ionosfera, melhores horários para DX em função da propagação, bandas, etc.

Característica técnicas dostransceptores – A evolução tecnológica dos transceptores nos últimos 40 anos


PY3FF

Uma análise da evolução tecnológica dos transceptores desde a década de 70 até hoje, é o que será abordado por este físico. Parâmetros como intermodulação, faixa dinâmica, roofing filters, ruído de fase serão usados para classificar o funcionamento de diversos transceptores, principalmente em condições adversas como contestes e pile-ups.

WRTC 2006 em Florianópolis, SC, BRASIL

PP5JR

Este conhecido DXman e inúmeras vezes campeão mundial nos apresentará, com sua peculiar maestria, o que foi e qual a dimensão deste grande evento internacional realizado no Brasil.

A estação ZX5J


PP5JR

Será apresentada em detalhes uma das grandes estações brasileiras de contestes, localizada em SC e que figura entre as principais no mundo.

DX e Contestes em Modos DIGITAIS

NÃO

CONFIRMADO

Uma visão geral sobre os melhores programas gratuitos para se praticar modos digitais, sua interligação com o transceptor, interfaces e dicas para a operação em contestes.

Softwares para contestes e DX

PY3OL

Serão analisados os softwares mais populares e gratuitos para o DX e Contestes tais como: N1MM, CT, Logger32, Skimmer e Ham Radio Deluxe.

QSL – Digital – LoTW, QSL e Global QSL.

PY3KN

Esta palestra visa demonstrar a facilidade e a agilidade das confirmações eletrônicas, principalmente para os caçadores de diplomas, além do revolucionário Global QSL.

Como se preparar para um conteste física e tecnicamente



PY3PA


Exercícios físicos, verificação do sistema irradiante e um check list pré-conteste é o que será abordado por este contesteiro.

A estação ZW5B

NÃO

CONFIRMADO

A estação ZW5B .

Será apresentada em detalhes uma das grandes estações brasileiras de contestes, localizada no PR e que figura entre as principais no mundo.

Principais características dos grandes contestes internacionais (CQWW, WPX, WAE)

NÃO

CONFIRMADO

Neste espaço pretende-se analisar em detalhes as diferenças dos regulamentos dos principais contestes internacionais e dicas para a escolha da melhor categoria, em função da realidade técnica e operacional de cada um.

Como iniciar em contestes e Diplomas WAZ, DXCC, WAC, etc.

PP5WG


Dicas valiosas para se iniciar no maravilhoso mundo dos contestes e uma abordagem no programa dos principais diplomas internacionais.

Fasamento de Antenas

PY3IO

PY3UA


Teoria e prática serão demonstradas, por estes dois engenheiros e contesteiros, de qual a melhor técnica para se faça antenas para qualquer banda.

Como preparar uma DXpedition

NÃO

CONFIRMADO

O que é preciso para se preparar para uma DXpedition? Serão abordados aspectos físicos, médicos, técnicos, relação de material necessário, logística e infraestrutura. Uma análise sobre quais os equipamentos, antenas, alimentação, geradores, etc mais propícios para este tipo de operação.

Técnicas de Operação em

Contestes

PY3MM


Uma abordagem sobre as diversas categorias e modos nos principais contestes. O que é operação Split; Como rodar um conteste com duas estações (MS); Técnicas para se operar com dois rádios simultaneamente (SO2R); Características da operação assistida e não-assistida; As vantagens da utilização do CW Smimmer; Características, vantagens e desvantagens de se operar SO e MM; etc.



Fonte:
Edição 53 do QTC da LABRE-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário