sexta-feira, 10 de outubro de 2008

QTC da LABRE-SE de 28 e 29 de Abril de 2007

O texto abaixo foi extraído de um QTC antigo da LABRE do Sergipe. Vale a pena conferir. Os negritos foram feitos por mim.


A tecnologia Power Line Communications (PLC) está ganhando terreno enquanto nós, radioamadores, principais prejudicados, continuamos na inércia. Para os menos familiarizados com o assunto, a tecnologia PLC permite transmitir dados através da rede de energia elétrica. Ou seja, seu principal uso seria dar acesso a Internet pela rede elétrica.

O que parece a solução para a democratização digital é, de fato, uma severa ameaça ao radioamadorismo e outros serviços de radiocomunicação pública ou privada, em especial aqueles que operam na faixa de HF (3-30MHz).Em testes de campo dessa tecnologia nos Estados Unidos, o PLC praticamente inviabilizou qualquer contato em HF.

Os radioamadores observaram e documentaram interferências de S9+ em praticamente todo o espectro de rádio nas proximidades onde os testes experimentais de Internet via rede elétrica estavam sendo realizados. Para brigar contra as concessionárias de energia elétrica e com o forte lobby dos fabricantes de equipamentos para PLC, a ARRL levantou 100 mil dólares. O fundo foi utilizado para custear os gastos Jurídicos de uma ação contra a FCC (Agência de telecomunicações como a nossa Anatel) e para apresentar palestras para políticos e tomadores de decisão em Washington sobre os riscos de interferência que a tecnologia PLC provoca.

Os radioamadores americanos conseguiram parar os testes e praticamente inviabilizar essa tecnologia nos Estados Unidos. Na Europa e no Japão o PLC está enfrentando forte oposição. Os principais opositores são os radioamadores organizados em grupos que até conseguiram somente atrasar o avanço do PLC, mas a batalha ainda está longe de chegar ao ponto que os EUA estão.




Fonte: Site do Vice-Presidente da LABRE-RS PP6PP Fernando


Nenhum comentário:

Postar um comentário