terça-feira, 7 de outubro de 2008

PLC/BPL interferirá no Echolink

O impensável irá acontecer. O PLC/BPL irá interferir no Echolink.


Com a nova proposta da APTEL (Associação de Empresas Proprietárias de Infra-Estrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações) de mudar a proposta do PLC/BPL para ocupar o espaço entre 1,6-80MHz, a faixa de 2m do Radioamadorismo (144-148Mhz) será afetada pelo PLC/BPL.



Isso acontecerá porque o sistema PLC/BPL gera inúmeros espúrios em uma enorme faixa de freqüências. Com o aumento para 80MHz do limite superior da banda, os espúrios e harmônicos do PLC/BPL irão interferir na faixa dos 2m do Radioamadorismo.



Resultado: os links e repetidoras utilizados no Echolink também serão interferidos pelo PLC/BPL!



Você está pronto para ser interferido por instalações elétricas deste "gabarito"? (Clique na imagem para ampliá-la)



É a hora dos colegas radioamadores que utilizam a modalidade de VoIP que é o Echolink, engajarem-se na luta contra a adoção do PLC/BPL no território nacional.


A inclusão digital no Brasil não é sinônimo de PLC/BPL. Haja vista que outras modalidades de acesso a internet estão disponíveis no Brasil. Recentemente, a EMBRATEL
ganhou a concessão do Ministério das Comunicações para instalar 12mil (sim, doze mil!) pontos de acesso sem fio e gratuitos de internet em todo o Brasil.


Então, PLC/BPL para que? Para uns poucos lucrarem em prejuízo de todas as comunicações em HF e VHF no Brasil? Nós radioamadores sabemos da importância da nossa atuação na Defesa Civil Brasileira. Sabemos da nossa importância à nossa amada Pátria.


Não ao PLC/BPL no Brasil!


Fonte da Imagem: Jornal O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário