quarta-feira, 15 de abril de 2015

Operação Ilegal da "Faixinha"

A "Faixinha", como é conhecida, é um espaço de freqüências situado entre 6900 e 7000kHz. A "Faixinha" situa-se logo abaixo da faixa dos 40m (7000-7300kHz), destinada ao Radioamadorismo.

Segundo o PDFF (Plano de Destinação de Faixas de Freqüências) da ANATEL, o seu uso é destinado para os serviços:

  • Serviço Limitado Privado (SLP);
  • Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC).

Infelizmente, a "Faixinha" está tomada por operadores ilegais. É muito comum ouvir conversações entre operadores ilegais em qualquer hora do dia.


Nenhum fabricante de transceptores para Radioamadorismo habilita equipamentos para operar na "Faixinha". Os operadores ilegais utilizam equipamentos para Faixa do Cidadão modificados ou com a adição de transverters, na maioria das vezes.


Não sejamos ingênuos. A "Faixinha" também é utilizada por Radioamadores. Como os Radioamadores Classe "C" não têm o privilégio de utilizar a faixa dos 40m para fonia, alguns Radioamadores se acham no direito de fazer o uso ilegal da "Faixinha". Também é possível encontrar Radioamadores de Classes "B" e "A" fazendo este uso ilegal.


Prezado colega Radioamador que faz uso ilegal da "Faixinha", pare agora de fazer isso! Além de ser crime, esta prática mancha o nome de toda a Comunidade Radioamadorística brasileira. A ANATEL pode estar lhe ouvindo e você sofrerá a punição prevista na Lei Geral das Telecomunicações que prevê reclusão de 2 a 4 anos!

Segue um video mostrando a operação ilegal na "Faixinha" por algum clandestino:







Para saber mais: 

Faixas de freqüências destinadas ao Radioamadorismo no Brasil (Wikipedia)
O que é Faixa do Cidadão? (Wikipedia)
Tranverters (Wikipedia, em inglês)
Zamin Indústria Eletrônica
(Fabricante de Transverters)
Consulta ao PDFF (Plano de Destinação de Faixas de Freqüências, site da ANATEL)



Nenhum comentário:

Postar um comentário