terça-feira, 21 de outubro de 2008

D-STAR para todos? Ainda não...


Uma das maiores inovações nos últimos 10 anos no Radioamadorismo são os modos digitais. Os modos digitais nos permitem trabalhar estações "mais fracas" devido a maior capaciade de suportar interferências.

Um dos modos digitais em evidência é o D-STAR. O D-STAR é um modo digital proprietário da ICOM. Ou seja, para poder utilizar esta modalidade, o Radioamador necessita comprar produtos da ICOM. Como se pode comprovar, após uma rápida pesquisa no site da Radiohaus, equipamentos da ICOM com tecnologia D-STAR não são baratos.

Uma das críticas feitas por alguns Radioamadores é o fato do D-STAR se tratar de um sistema proprietário. O internacionalmente famoso programador, líder da comunidade de software livre e Radioamador, Bruce Perens (K6BP), está no momento investigando a possibilidade de uma versão alternativa para o D-STAR. Como o desenvolvimento desta versão gratuita ainda está em fase de planejamento, o não se sabe se esta versão alternativa será compatível com o D-STAR da ICOM.

Por enquanto, quem não quiser desembolsar uma quantia considerável para poder operar em D-STAR, pode usar um adaptador USB para IBM PC e Mac. O dispositivo permite codificar e decodificar transmissões D-STAR pela internet (VoIP). Ainda não se tem notícias da venda deste dispositivo no Brasil, mas na internet já é possível obter informações sobre ele no site oficial do dispositivo.

Segue fotos do dongle D-STAR e do software que o acompanha:


Para saber mais:
D-STAR (Wikipedia, em inglês)
Apadtador D-STAR USB (Site Oficial, em inglês)
Site pessoal de
Radioamadorismo de Bruce Perens (K6BP) , em inglês



Nenhum comentário:

Postar um comentário