terça-feira, 16 de setembro de 2008

O que é a IARU?


Criada em Paris, a IARU tem sido a guardiã e porta-voz da comunidade radiomadorística desde 1925. A IARU é membro da ITU – União Internacional de Telecomunicações, que faz parte da ONU - Organização das Nações Unidas.

A IARU é a nossa representante perante a ITU e Nações Unidas, é ela que defende os interesses dos radioamadores frente aos órgãos internacionais

Como os radioamadores utilizam um recurso natural – espectro de radiofreqüência, é preciso que eles se organizem nacionalmente e internacionalmente para um melhor uso mútuo do espectro de radio em todo o mundo, para desenvolver o radioamadorismo e para o bom funcionamento das agências que regulam a alocação do uso do espectro.

A LABRE é um exemplo de organização em nível nacional. No nível internacional, as representantes nacionais de cada um dos países atuam sob a representação democrática da IARU – União Internacional de Rádio Amadores.

A IARU é formada pelos representantes de cada liga nacional. Cada liga contribui com um determinado valor por radioamador licenciado – ativo ou não, filiado à LABRE ou não.


Artigo publicado na página de PXPY Clube de Caxias do Sul em Setembro de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário